Página Inicial Apresentação Links Downloads  Fale Conosco
Legislação Editais Padrão Preços Referenciais Apoio ao Pregoeiro Apoio ao Fornecedor Perguntas e Respostas

BEC/SP gera economia de R$ 3 bilhões em 2015

publicado dia 02/06/2016

As operações realizadas por meio da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP) - plataforma de negociação via internet administrada pela Secretaria da Fazenda - proporcionaram economia de R$ 3,3 bilhões no ano passado ao Governo estadual, empresas estatais e 22 prefeituras municipais conveniadas.

De acordo com o balanço das operações, o Executivo paulista foi responsável pela negociação de R$ 9,02 bilhões, com economia de 26,8%. As empresas que utilizam o sistema realizaram compras da ordem de R$ 1 bilhão, com redução de 14,9%. As prefeituras efetuaram aquisições no valor total de R$ 281,94 milhões a preços 21,2% menores.

O sistema BEC/SP mantém aproximadamente 62,5 mil fornecedores cadastrados para atender às demandas de licitações públicas de mil unidades compradoras. Essas realizam, em média, 500 negociações diárias relacionadas a diversas formas de aquisição (pregão, dispensa de licitação e convite).

A estrutura eletrônica e a ampla base de fornecedores asseguram preços menores, competitividade, agilidade e transparência nos processos de compra. O crescimento da plataforma foi potencializado com a modernização dos sistemas, implementação do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp) e pela evolução dos serviços, do catálogo de produtos e do sistema de negociação.

Sobre a BEC - Criada no ano 2000, a BEC/SP permite a redução dos custos operacionais e dos preços pagos pelas unidades compradoras, além de acelerar o processo de aquisição, bem como tornar informações rapidamente disponíveis para os sistemas de controle interno e externo.

Desde a sua implementação, as negociações somaram R$ 57 bilhões, com aproximadamente R$ 20 bilhões de economia.

Melhorias constantes são instituídas, com o objetivo de ampliar a transparência para os usuários e cidadãos. Entre elas, destacam-se a modernização do site www. bec.sp.gov.br, que facilitou a navegabilidade pelo sistema, e o registro da marca BEC/ SP no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), demonstrando a credibilidade que o Governo deposita no sistema. Imprensa Oficial - Conteúdo Editorial Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda.

Versão em Word